Blog Home / Dicas / Ingestão de carboidratos para exercício

Ingestão de carboidratos para exercício

Ingestão de Carboidratos

Ingestão de carboidratos (CHO) durante a prática de exercícios é muito importante.

Para o exercício intenso, o CHO é o combustível crítico e, em particular, o glicogênio muscular tem sido associado ao desempenho.
Durante algum tempo, a ingestão de CHOs durante o exercício pode aumentar sua capacidade e melhorar a performance.

Estratégias nutricionais

É importante entender as estratégias nutricionais mais adequadas para proporcionar CHO ideal, qual tipo e quantidades a serem consumidas nesse momento.
O tempo de oxidação, ou seja, o tempo em que um carboidrato será absorvido para ser utilizado como energia durante o exercício pode variar conforme o tipo do CHO.

Ingestão de carboidratos – glicose e frutose

Por exemplo, a frutose apresenta taxas de oxidação ligeiramente abaixo das taxas de glicose.
Dentre os motivos que explicam essa diferença está a velocidade de absorção de cada um deles.
O carboidrato ideal durante o exercício é rapidamente esvaziado do estômago, não precisa de digestão ou é digerido muito rapidamente e absorvido de forma a ser usado imediatamente pelo músculo.

Combinar é importante

Quando combinamos a ingestão de carboidratos de tipos diferentes, favorecemos a absorção dos mesmos por diferentes transportadores que ficam na nossa mucosa intestinal, gerando maiores taxas de oxidação, ou seja, mais CHO para o músculo com menos desconforto!
Como exemplo prático, podemos citar a combinação entre os monossacarídeos Glicose e Frutose.
A taxa de oxidação de glicose é de 60g/hora enquanto de frutose é de 30g/hora.
Ao associarmos esses dois CHO, nessa proporção de 2:1, conseguimos uma oferta de CHO 90g/hora e com isso conseguimos uma melhor resposta.

Pensando nisso, a Probiótica traz ao mercado o Iron Gel, um gel de carboidratos que contém, em um sachê, 20g de carboidratos (Maltodextrina, Frutose e Dextrose) atendendo essa proporção 2:1 entre Glicose e Frutose.
Além disso apresenta:

  • 30% valor diário de vitamina C.
  • 78mg de Magnésio.
  • 88mg de Sódio.
  • Fruitflow, um ingrediente inovador, extraído do tomate e que contém mais de 30 compostos bioativos com ação antiplaquetária e anti-inflamatória.

Ingestão de carboidratos – Iron Gel

É um produto com aromas naturais, livre de corantes e é gluten free.
Está disponível nos sabores: Açaí com Banana, Pink Limonade e Frutas Amarelas.

Linha Pro Athletes

A linha Pro Athletes é a primeira linha nacional que apresenta o selo Informed Sport, ressaltando a Garantia de Qualidade e Certificação de Suplementos, garantindo que o produto é antidoping e totalmente seguro!

Conheça esse produto incrível em nossa loja oficial!

Referências:
– Jeukendrup AE. Carbohydrate and exercise performance: the role of multiple transportable carbohydrates. Curr Opin Clin Nutr Metab Care. 2010;13(4):452-457. doi:10.1097/MCO.0b013e328339de9f;
– Jeukendrup AE. Carb mixes and benefits – Acesso em 13/09/2021. https://www.mysportscience.com/post/2015/05/14/carb-mixes-and-benefits.

Olivia Francisco Ponce
Nutricionista – CRN: 3/46571