Pix e Boleto 5% de desconto

Frete grátis*

Parcelamento em 6x sem juros

Garantia de Originalidade

Blog Home / Artigos / Articulações: o que pode impactar

Articulações: o que pode impactar

Articulações

A saúde das articulações é um assunto cada vez mais presente em consultório de Nutrição, sendo essa uma condição que afeta a rotina de vida do paciente, bem como a performance de treinos de atletas.
Existem algumas situações que podem influenciar em dores, inflamações e desgastes, porém, também há estratégias nutricionais que contribuem de forma positiva para prevenção, manutenção e melhora articular.

Osteoartrite

A osteoartrite (OA) é uma doença degenerativa da cartilagem nas articulações do joelho, quadril, coluna e mão que ocasiona redução da qualidade de vida e independência motora dos pacientes. Essa é uma condição que atua de uma forma mais impactante na população senil, mas que também se faz presente em indivíduos que têm uma rotina em que há a presença de atividades de impacto, por exemplo. É uma condição, que quando não tratada, dificulta até mesmo a realização de atividades rotineiras pelo indivíduo.

Articulações dos atletas

Dores e inflamações nas articulações podem afetar negativamente no rendimento esportivo dos atletas e praticantes de atividade física, dessa forma, faz-se extremamente importante uma prevenção e/ou atuação de uma estratégia que beneficie clinicamente o indivíduo com a finalidade de amenizar o desconforto. Assim, por meio de nutrientes direcionados, é possível garantir uma melhora da condição de vida e de treinamento, bem como de atividades diárias.

Suplemento para a saúde das articulações

Com o intuito de atuar diminuindo o desgaste nas articulações, reduzindo a dor, a inflamação e aumentando a mobilidade articular, bem como trazer uma prevenção e qualidade de vida, a Probiótica trouxe ao mercado o suplemento JOINT CARE®, que é um produto composto por 40 mg de Colágeno Tipo II Não Desnaturado (UCII®), 240 mg de Metil Sulfonil Metano (OptiMSM®) e 150 mg de Ácido Hialurônico (HaplexPlus).

O JOINT CARE® é o único produto do mercado nacional a ter essa composição, com as respectivas dosagens e as melhores patentes de ingredientes a nível mundial, que garantem pureza, qualidade e melhor biodisponibilidade para que esse seja melhor absorvido pelo nosso organismo. Além disso, é o primeiro produto nacional dessa categoria a ter o selo Informed Sport, sinônimo de Garantia de Qualidade e Certificação de Suplementos.  A presença do selo na embalagem do produto, demonstra que cada lote deste foi testado para substâncias proibidas no esporte (garante que o produto é antidoping).

Ação dos Ingredientes

O colágeno é a proteína mais abundante no corpo humano, é responsável pela estabilidade e força dos tecidos do corpo, fazendo suporte da estrutura celular. O colágeno é uma proteína fibrilar que conforma os tecidos conjuntivos e conectivos no corpo humano, essencialmente pele, articulações e ossos.

O colágeno tipo II não desnaturado (UCII), é a principal forma de colágeno presente na cartilagem, contendo aminoácidos importantes para sua proteção. A suplementação com UCII® pode reduzir a destruição do colágeno articular e apresenta uma atividade anti-inflamatória, gerando uma maior flexibilidade das articulações.

O metil sufonil metano (OptiMSM) é uma forma de enxofre orgânico, presente em vários tecidos como, músculos, ossos, epiderme, cérebro, cabelos e unhas. O OptiMSM atua auxiliando na diminuição da inflamação da cartilagem. O enxofre orgânico é necessário para a síntese de colágeno, para a construção de aminoácidos metionina e cisteína e atua na manutenção das articulações, tendões, ligamentos e tecidos conjuntivos. Ainda, tem propriedade anti-inflamatória e detoxificante, o que promove melhora da saúde das articulações, reduzindo a dor e fadiga.

O ácido hialurônico (HaplexPlus) é um polímero de dissacarídeos presente no líquido sinovial. Estudos demonstram redução da dor articular ao ser ingerido via oral, além de contribuir na mobilidade.

Orientação profissional

A Nutrição tem papel fundamental para promover qualidade e melhores condições de vida. Procure sempre um nutricionista para melhor auxiliar no planejamento alimentar com a finalidade de atingir os objetivos propostos. A ciência da nutrição atua na prevenção e colabora quando já existe uma condição presente. O Nutricionista é o profissional mais indicado para adotar de uma forma individual as melhores condutas a serem realizadas de acordo com a realidade, individualidade e situação de cada cliente.

Referências:
– Crowley, D. C. et al. Safety and efficacy of undenatured type II collagen in the treatment of osteoarthritis of the knee: A clinical trial. Int. J. Med. Sci. 6, 312–321 (2009).
– Bagchi, D., Misner, B., Bagchi, M. & Kothari, S. Effects of orally administered undenatured type II collagen against arthritic inflammatory diseases: a mechanistic exploration. INT. J. Clin. Pharm. Res. 22, 101–10 (2002).
– Butawan, M., Benjamin, R. L. & Bloomer, R. J. Methylsulfonylmethane: Applications and safety of a novel dietary supplement. Nutrients 9, 1–21 (2017).
– Ricci, M. et al. Clinical comparison of oral administration and viscosupplementation of hyaluronic acid (HA) in early knee osteoarthritis. Musculoskelet. Surg. 101, 45–49 (2017).
Avila Rodríguez, M. I., Rodríguez Barroso, L. G. & Sánchez, M. L. Collagen: A review on its sources and potential cosmetic applications. J. Cosmet. Dermatol. 17, 20–26 (2018).
– Dar, Q. A. et al. Daily oral consumption of hydrolyzed type 1 collagen is chondroprotective and antiinflammatory in murine posttraumatic osteoarthritis. PLoS One 12, 1–24 (2017).

Thaisa Pivetta Biscola  / Nutricionista – CRN3/40308