Notícias

25
outubro 2017

Todo whey protein é igual?

Todo-Whey-é-Igual

Ao chegar numa loja de suplementos, nos deparamos com uma infinidade de whey protein, concentrada, isolada, hidrolisada, micro filtrada e por aí vai. Como saber a diferença entre elas? Qual escolher a melhor opção para cada indivíduo? Qual levará mais rápido aos resultados? As dúvidas são diversas.

As proteínas do soro são extraídas da porção aquosa do leite, gerada durante o processo de fabricação do queijo. Por anos e anos, acredite, essa parte do leite era dispensada pela indústria de alimentos. Somente a partir da década de 70, pesquisadores passaram a investigar as propriedades benéficas dessas proteínas. As whey protein podem exibir diferenças na sua composição de macronutrientes e micronutrientes, dependendo da forma que ela foi obtida. Pesquisadores apontam que, 100g de Whey protein concentrado possui, em média, 80g de proteína, 7g de gordura e 8g de carboidratos. Essa categoria possui carboidratos como lactose e tem uma digestão um pouco mais lenta comparado as próximas descritas. Uma segunda categoria de proteína são os famosos Whey Protein Isolados.

Podem chegar até 92% de concentração proteica com uma molécula de tamanho mais reduzido, aumentando dessa forma a velocidade de absorção. Os carboidratos contidos são frações, quantidades insignificantes. Enfim, o mais desejado e sonhado, Whey Protein Hidrolisado. São porções de proteína que estão num estado “pré-digeridos” compostos por peptídeos que facilitam muito a absorção. O perfil de aminoácidos dessa proteína é o melhor das três, principalmente pelo teor de bcaas. Todas as três proteínas trarão excelentes resultados tanto para a saúde como estética (ganho de massa muscular e perda de gordura) mas é claro que a qualidade corpórea adquirida com a hidrolisada será sempre superior a concentrada.

Referências Salzano Jr I. Nutritional supplements: practical applications in sports, human performance and life extension. Symposium series 007; São Paulo; 1996-2002. p.75-202 Lönnerdal B. Nutritional and physiologic significance of human milk proteins. Am J Clin Nutr. 2003; 77(6):1537-43 De Wit JN. Nutritional and functional characteristics if whey proteins in foods products. J Dairy Sci. 1998; 81(3):597-608